segunda-feira, junho 18, 2007

para Walt Whitman

Como se estivessemos diante de todas as coisas
O que dirias ? Fala agora é o infinito de uma vez
reabrir os caminhos e atravessá-los inteiros guardar o primeiro olhar

sobretudo poder guardá-lo
como um gesto pousado em mim
Reerguer-lhe as estátuas ao som de todos os discursos
e ver-lhes os olhos da distância das palavras
deitar-me junto à terra donde as aves levam o pão
e esperar a marcha da totalidade dos exércitos
Sentir calor como se não sentisse
e poder falar do frio do inverno na minha janela
Estar contigo como tuestás comigo
dizer-te o vento como o oiço
todas as partes do corpo unidas como um ao outro estamos unidos
receber das tuas mãos os sentidos como as minhas te entrego
as palavras
falar docemente um pouco
sentir totalmente tudo

Filipe Tereno in A Perfeita Ocupação do Espaço